Prefixados ou pós- fixados?

  Bom, agora preciso te falar algo que pode te soar um pouco contraditório inicialmente, mas como já falei em outras ocasiões, gosto de ser um descomplicador. Tenha em mente que: nem toda renda fixa é fixa. Vamos destrinchar a renda fixa agora em dois tipos quanto ao rendimento. Os…confira completo logo abaixo

Compartilhe

Prefixados ou pós- fixados?

 

Bom, agora preciso te falar algo que pode te soar um pouco contraditório inicialmente, mas como já falei em outras ocasiões, gosto de ser um descomplicador.

Tenha em mente que: nem toda renda fixa é fixa.

Vamos destrinchar a renda fixa agora em dois tipos quanto ao rendimento. Os diferentes ativos de Renda Fixa podem ser pré ou pós- fixados.

 

Renda Fixa prefixada

Uma renda fixa prefixada é aquela que te fala exatamente qual será a sua rentabilidade durante todo o período contratado, nesse tipo de renda fixa a rentabilidade é fixa mesmo.

Vamos a um exemplo:

Se você comprar um título de renda fixa qualquer com vencimento em 2035 que paga 12% a.a (ao ano), significa que você acordou receber 12% a.a em cima do seu capital investido, incidindo juros compostos ano após ano dessa taxa contratada até 2035.

E será sempre assim, não importa o que aconteça no meio do caminho, se juros e inflação subir e descer, se o Brasil entrar em crise, se aquela instituição financeira ou empresa que te vendeu esse título fique mal das pernas, você sempre receberá a mesma taxa acordada até a data do vencimento.

 

Renda Fixa pós- fixada

Já uma renda fixa Pós- fixada, é aquela que paga um juros atrelado a algum indexador que é variável, esses indexadores são:

– A taxa Selic;

– O CDI;

– O IPCA; e

– O IGP-M.

Como esses indexadores estão sempre oscilando, sua rentabilidade que acompanha os mesmo também estará sempre oscilando.

Vamos a um exemplo:

Em um título atrelado ao IPCA, normalmente será pago um rentabilidade fixa, acrescida de uma rentabilidade que acompanhará a oscilação do IPCA.

Se você comprar um investimento atrelado ao IPCA com vencimento em 2035 que paga no momento da compra IPCA (variável) + 5,0% (fixo) e o IPCA for de 4,0% a.a, significa que o seu título terá uma rentabilidade naquele momento de 4,0% + 5,0%, totalizando 9% a.a de retorno em cima do seu capital investido, incidindo juros compostos ano a ano até 2035.

Como o IPCA (inflação) pode (e de fato vai) variar mês a mês, a rentabilidade também pode variar, mas as variações costumam ser bem mais modestas do que variações de renda variável como as da bolsa por exemplo.

Assim, se no mesmo exemplo acima, o IPCA variar de 4,0% para 4,5% então você passa a receber 4,5% + 5,0%, totalizando 9,5% em cima do seu capital investido, incidindo juros compostos ano a ano até 2035.