Eu acredito fortemente que essa pergunta deve ser feita antes de tudo, sabe por que?, porque quem tem um motivo faz.
Essa pergunta vem antes dos livros, dos cursos ou do seu primeiro aporte financeiro em qualquer tipo de investimento. Se você tiver um motivo forte, você não irá desistir, não irá descansar até chegar lá, e isso não serve apenas para a sua independência financeira, serve para tudo na sua vida.
Qual é os seu motivo?. O que é que te move?. O que levou você a buscar esse conhecimento?. Por que você quer enriquecer?.
A resposta para essas perguntas é para onde você deve voltar seus pensamentos quando você estiver com vontade de parar. São essas respostas que lhe darão a energia necessária para continuar. Eis aqui alguns dos motivos pelos quais você quer alcanças a sua liberdade financeira:
– Você quer ser dono do seu próprio tempo e decidir fazer o que bem entender com ele.
– Você não quer ter que responder a um chefe, bater ponto, avisar quando chegar ou pedir autorização para ir embora (e nem sempre temos a sorte de ter um chefe legal não é mesmo…).
– Sonha com a liberdade de viajar, conhecer novos lugares, viver experiências diferentes e colecionar histórias para contar.
– Quer trocar seu carro por um maior e mais confortável.
– Sonha em viver de renda, sem ter a preocupação de contar seu salários todos os meses.
– Talvez ter capital para abrir o seu próprio negócio.
– Ter a sua casa própria, dar a sua cara para ela.
– Você pode querer botar os seus filhos, aqueles que são a sua continuação aqui na terra, nas melhores escolas, proporcionar a melhor educação disponível para eles desenvolverem-se ao máximo.
– Proporcionar os melhores planos de saúde para os seus pais.
– Deseja apenas construir sua aposentadoria para quando não tiver mais a energia de hoje, tendo o justo direito de gozar seu merecido descanso com qualidade.
Pode ser que você não vislumbre nada ambicioso e está tudo bem para você não ser tão rico assim, desejando apenas a segurança de ter uma retaguarda financeira sólida que não permita que você nem sua família passe por dificuldades.
Mas eu tenho uma certeza. Eu tenho a certeza que independente do que você respondeu, o seu motivo é nobre!.
Não deixe ninguém desmerecer o seu motivo ou desencorajá-lo, proteja o seu sonho, siga em frente e agarre-se no seu motivo quando as coisas ficarem difíceis.
Cuidado com aquelas frases clichês negativas: “rico só pensa em si”, “todo rico é desonesto”, “ricos são avarentos”.
Se aquele seu amigo ou parente próximo pensa assim, você não é obrigado a pensar também. Entenda que por algum motivo eles desenvolveram aquela crença negativa ou limitante ao longo da vida. Cuidado ao conversar com eles, não explore o assunto “dinheiro” com este tipo de pessoa já que ela pode não ser a melhor influência para você nesse momento.
Enfim, não desista!. Afinal, você não veio ao mundo para acordar, pagar boletos e dormir. Acredito que todos nós estamos aqui na Terra para “viver”, não para “sobreviver” e existe uma grande diferença nisso.
Vamos em frente!