Prosseguindo na nossa jornada do conhecimento devemos fazer um “Pit Stop” para um alerta importante: cuidado com os encurtadores de caminho.
Ao longo de sua caminhada rumo sua independência financeira aparecerão muitos desonestos e aproveitadores do dinheiro alheio. Sabe aquela expressão: “quando a esmola é demais, o santo desconfia”?, nada é mais válido para o mundo dos investimentos.
Quando falamos nas diferentes modalidades de aplicação financeira devemos sempre nos atentar a relação risco x retorno.
Em investimentos espera-se quanto menor o risco, menor o retorno, e quanto maior o risco, maior o retorno. O retorno maior nesse caso, nada mais é do que um prêmio pago pelo o que você está disposto a possivelmente perder para possivelmente ganhar mais.
Ao falar sobre os encurtadores de caminho quero chamar a sua atenção para as chamadas “pirâmides financeiras”. Você conhece alguém que já caiu em uma pirâmide ou você mesmo já caiu em uma?.
Normalmente elas apresentam ganhos irreais, muito acima dos praticados no mercado. Um amigo seu que já está ganhando dinheiro nela te chama para cair para dentro, avisa que o negócio é imperdível e que você não deve perder tempo pois já tem muitas pessoas ganhando enquanto você ainda está chupando dedo.
Após ouvir a propaganda do dito “negócio” você tem várias dúvidas e objeções: como o negócio se sustenta, se a empresa tem CNPJ, quem é o dono, se tem site ou contato profissional e etc.
Bom, a verdade é que as pirâmides financeiras estão cada vez mais profissionais, normalmente seus criadores tomam o cuidado de mostrar e florear tudo isso que falei acima: o site tem um aspecto bem profissional e te passa muito confiança, as vezes eles expõe personalidades ou pessoas muito inteligentes que já fazem parte do “negócio” e te explicam de forma complexa o funcionamento de tudo para que você não faça muito mais perguntas.
Acontece que aqui no Brasil, várias delas já foram fechadas pelo Ministério Público Federal. Não adianta o seu amigo que te colocou para dentro ou o guru que idealizou ela dizer que ela não pode ser fechada porque é contra a lei e etc.
Simplesmente você acorda um dia e seu celular começa a “pipocar” de mensagens ou você vê o anúncio de um grande jornal na televisão noticiando que o “negócio” em que você entrou está fechado por indícios de irregularidades e que todo o capital investido está congelado.
Cuidado para não confiar a essas pirâmides seu ganho tão suado, aquilo que você demorou tanto para conquistar e tem multiplicado com cuidado centavo a centavo.
Como eu disse, normalmente elas fecham do nada, seja pelo dono, um malandrão, ou pelo Ministério Público Federal que investiga tudo em sigilo e da o bote certeiro para prender e julgar os donos do esquema fraudulento no momento certo, pegando todos os “investidores” de calça curta.
Então nessa hora as pessoas vão para as redes sociais protestar, algumas entram na justiça com ações coletivas, outras xingam os fundadores dos mais diversos nomes nas suas mídias particulares, mas de nada adianta, você perde 100% de tudo o que colocou lá dentro.
Há pessoas que ficam tão deslumbradas e hipnotizadas pela possibilidade de enriquecer rapidamente que pegam empréstimos, vendem carros e depois se arrebentam não conseguindo honrar as dívidas ou passando muito tempo apertados até quitá-las.
Procure por investimentos sólidos de ganhos constantes e com relativa segurança, por vezes separe uma pequena parcela do seu capital para investimentos um pouco mais ousados, os juros compostos estão aí para fazer o trabalho deles, na fórmula dos juros compostos o fator exponencial é o tempo, faça aportes constantes e de tempo ao tempo.