CDI X Ibovespa, quem ganha?

  Um dos primeiros conceitos que novos investidores se deparam ao entrar no mundo dos investimentos é o conceito do Risco x Retorno. Logo aprendemos que mais risco possibilita maiores retornos, ao passo que investimentos mais conservadores são por sua vez acompanhados de menores rentabilidades. Bom, de fato isso é…confira completo logo abaixo

Compartilhe

CDI X Ibovespa, quem ganha?

 

Um dos primeiros conceitos que novos investidores se deparam ao entrar no mundo dos investimentos é o conceito do Risco x Retorno. Logo aprendemos que mais risco possibilita maiores retornos, ao passo que investimentos mais conservadores são por sua vez acompanhados de menores rentabilidades.

Bom, de fato isso é uma verdade, entretanto não podemos engessar, há sim as exceções a essa regra e eu queria que você travasse contato agora com uma dessas exceções para que a partir de agora você olhasse com um viés mais crítico toda vez que alguém te apresentar essa verdade encapsulada pronta.

Bom, dito isto, se eu perguntasse para você quem deu mais retorno desde o início do Plano Real em 1994 ao longo dessas três décadas: CDI ou Índice Ibovespa, o que você me responderia?, pela lógica Ibovespa, correto?, afinal, investidores se expõe ao risco de comprar ações buscando maiores retornos do que investindo em Títulos Públicos do Tesouro Direto ou em outros ativos de renda fixa não é mesmo?.

Errado!. O retorno do CDI foi quase 2x maior do que o retorno da nossa bolsa de valores. Mas não se preocupe, a maioria das pessoas também errariam essa pergunta, isso porque costumamos associar maiores riscos com maiores retornos. Este gráfico abaixo que expõe o crescimento de diferentes índices de 1994 até o ano de 2020 nos mostra isso:

 

Não da nem para brincar de comparar. O CDI acumulado nesse período é de 5.689%, ou seja, desde a criação do plano real uma pessoa que tivesse seu patrimônio atrelado ao CDI viu o mesmo crescer aproximadamente 57x (deixando a inflação para trás que subiu 760% ou Aprox 8x no mesmo período). Essa alta do CDI da uma média de 17% ao ano.

E o Ibovespa?, bom, subiu 2524% ou aproximadamente 25x com uma média de 13,6% ao ano, nada mal, mas sem chance de comparação com o CDI não é mesmo?

Pessoal, entendam, se eu pegar alguns recortes de períodos específicos, o Ibovespa pode bater sim o CDI, mas é isso aí, se e somente se, eu pegar recortes haja vista que por vezes os dois indicadores atrelados a renda fixa: SELIC (juros) e IPCA (inflação) caem e com isso os ativos de renda fixa passam a render menos e isso possibilita a expansão de empresas no país que voltam a investir no seu próprio crescimento e assim as ações dessas empresas passam a ter uma valorização maior frente a títulos de renda fixa.

Mas como eu mostrei acima, a longo prazo não tem conversa, a maré é total do CDI, e por que eu peguei o gráfico desde o início do plano real?, simples, porque foi quando nossa economia foi arrumada, antes disso era um bagunça tão grande que é até difícil ter um parâmetro (para ser sincero, se eu buscasse desde antes essa vantagem do CDI frente ao Ibovespa seria maior ainda já que antes do real juros e inflação no país tinham níveis absurdos).

Aí você vai me dizer: no gráfico está apenas representado o índice Ibovespa que representa a média de todas as ações do índice (gestão passiva), mas em uma gestão ativa, com escolha consciente de boas empresas eliminando-se as piores ações e escolhendo as melhores, fruto de muito estudo do mercado (como vemos influencers das finanças falando aos por aí) é capaz de fazer você superar o índice batendo-o , correto?.

Errado maiúsculo novamente!.

Você sabia que em média apenas 10% dos fundos de investimento em ações batem o seu Benchmark? (ou seja, seu índice de referência, o índice Ibovespa). Estamos falando aqui de fundos com equipes de gestão profissionais, com super escritórios, equipe multidisciplinar, acompanhamento do mercado em tempo real, informações privilegiadas e etc.

Por que então nós meros mortais achamos que podemos bater o mercado? (bater o mercado = ter um rendimento maior do que o benchmark).

Mais um pequeno detalhe aqui, quando falamos em 10% dos fundos batendo o índice, não estamos falando que eles batem anos atrás de anos, muitos deles figuram na lista dos que batem por algum tempo, mas também costumam oscilar para baixo, não é algo consistente.

Portanto fica aqui a dica, você gosta de investir em ações e outros produtos da renda variável?, gosta da emoção?, da volatilidade? vá em frente, quem sabe você acerte na escolha do seu fundo de ações (não se esqueça que a chance é de apenas 1 em 10),  mas sugiro que você destine apenas uma pequena parcela do seu patrimônio para isso, observe o gráfico de desempenho exposto acima, contra números e fatos não há argumentos.

Então fiquem com isso na cabeça: a médio e longo prazo não há erro, ganhar dinheiro com investimentos no Brasil significa fazer o simples e aportar o grosso dos seus investimentos por exemplo em Títulos Públicos do Tesouro Direto ou em outros ativos interessantes de renda fixa, que além de render mais é o investimento mais seguro do país, mais mesmo do que a poupança como já expliquei algumas vezes em outros artigos.

Mas investir em títulos públicos superando a bolsa funciona em qualquer lugar?.

Aqui a resposta é não. Essa dinâmica só se da no Brasil porque somos um país emergente, onde historicamente as taxas de juros e inflação são altas, as vezes nos dão uma folga, mas na média são altas. Se buscarmos essa comparação no mercado americano por exemplo, ocorre o contrário, historicamente as bolsas americanas batem a taxa de juros (que aqui equivalem ao nosso CDI) por lá.

Assim, com essa informação na mão, estude e aprofunde-se!, em se tratando de Brasil onde provavelmente está 100% ou pelo menos a maioria dos seus investimentos, o caminho para a riqueza está muitas vezes em títulos públicos do Tesouro Direto ou em outros ativos de renda fixa.

E ah!, se você resolver investir fora do país, não deixe de fazer essa comparação de rendimento com o NOSSO CDI também, afinal, investir em juros de país emergente muitas vezes é um grande negócio.