Entendendo o Benchmark
Todos os produtos financeiros disponíveis no mercado devem ser comparados ao seu Benchmark, isto é, o seu índice de referência.
O Benchmark das ações negociadas na Bolsa Brasileira por exemplo, é o índice Ibovespa que replica a variação do conjunto de ações que compõe a nossa Bolsa de Valores.
Todas as vezes em que você falar de diferentes ações: ações da Vale, ações do Gerdau, ações da Petrobras e etc, é com o índice Ibovespa que você tem que comparar o desempenho das mesmas.
Ainda no universo da ações, existem os chamados fundos de ações, que é uma espécie de condomínio de investidores, onde diversos deles se juntam e compram cotas de fundo que é gerido e administrado por um gestor de fundo de ações.
Esses gestores possuem por sua vez equipes profissionais que existem só para estudar as ações da bolsa e escolherem conforme seus estudos e julgamentos os melhores papéis da bolsa para compor esses fundos.
O que significa gerar Alfa?
Todas as vezes em que esses fundos batem o seu índice de referência nós falamos que eles geraram ALFA. Então gerar ALFA significa performar melhor do que o seu índice de referência.
Por exemplo, se o índice Ibovespa subir 10% em 2023 e um determinado fundo de ação subir 20% naquele mesmo ano, significa que ele gerou um Alfa de 100% sobre o seu benchmark.
Em um segundo exemplo, se o índice Ibovespa subir 20% nesse ano e o esse mesmo fundo subir 30%, significa que ele gerou Alfa de 50% sobre o seu Benchmark.
E em um terceiro exemplo se o índice Ibovespa subir 5% e esse fundo subir 3%, dizemos que ele não gerou Alfa.
Observação: estou falando aqui o tempo inteiro do índice Ibovespa, benchmark das ações, mas todo e qualquer ativo do mercado financeiro tem seu benchmark, o CDI por exemplo, é benchmark dos ativos da renda fixa, da maioria dos fundos de renda fixa e dos fundos multimercados.
Esses fundos tentam o tempo inteiro “bater” o seu Benchmark de referência. Perseguem esse objetivo porque a grande maioria deles cobram um prêmio financeiro sobre esse lucro excedente sobre o seu Benchmark chamado de taxa de performance.
Então você tem que torcer para que o fundo de ação em que você esteja investindo, não performe melhor do que o seu Benchmark, dessa forma você não terá que pagar essa taxa?.
De jeito nenhum, na verdade se o fundo gerar Alfa fazendo com que você pague taxa de performance significa que ele rendeu acima do esperado e você só ira pagar essa taxa sobre um pequeno % do que excedeu o benchmark. Isso significa que esse seu fundo é muito bom, está acima da média do mercado.
Alerta
O problema é que infelizmente a grande maioria dos fundos hoje no Brasil não são tão bem geridos assim e normalmente poucos deles performam melhor que o seu índice de referência. Existem alguns estudos mostrando que menos de 10% conseguem rendimento acima do Benchmark.
O que isso significa?.
Isso significa que se você tivesse pegado seu dinheiro e aplicado no ETF do Ibovespa, o BOVA11 (papel que acompanha a variação de rendimento do índice da nossa bolsa) você teria ganhado mais do que cerca de 90% dos fundos de ações que possuem equipes de gestão profissional e que tentam fazer seus respectivos fundos de ações renderem mais do que o índice Ibovespa.
É por isso que sempre faço um alerta aos navegantes de primeira viagem que assistem a vídeos na internet do tipo “top 3 ações que mais vão subir este ano” :
Até mesmo a esmagadora maioria dos gestores profissionais, fazendo gestão ativa e que vivem só para isso, conseguem se embananar tentando bater o índice.
Por que meros mortais investindo nas horas vagas, sem informações privilegiadas, assistindo a vídeos de influenciadores que muitas vezes estão replicando o que assistem de outros influenciadores maiores acham que vão conseguir bater o mercado?
Além disso, desde o início do Plano Real em 1994, o CDI (benchmark de ativos da renda fixa, de fundos de renda fixa e de fundos multimercados) já rendeu cerca de 2x o Índice Ibovespa (benchmark das ações e dos fundos de ações).
Então os investidores acabam perdendo duplamente:
Investem em fundos de ações que perdem em desempenho para o Índice da Bolsa de valores que por sua vez perdem para o índice do CDI que serve como referência para a Renda Fixa.
O que fazer?
Muitas vezes o básico funciona, em países emergentes como o Brasil Títulos Públicos e outros ativos de renda fixa valem ouro, já que normalmente seu rendimento acompanha o rendimento o CDI, cujos indexadores que determinam seu rendimento são os juros e inflação que por aqui são historicamente altos.
Isso significa que você só deva investir na renda fixa e não deve investir em ações, fundo de ações e outros ativos de renda variável?. De jeito nenhum, você deve sempre diversificar seus investimentos e o porque disso eu exploro em outro tópico, escolhendo com cuidado é claro, os gestores a quem você confia o seu dinheiro.